Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Lupércio, sábado, 20 de agosto de 2022 Telefone (14) 3474-1128

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta-feira das 08h as 11h e das 13h as 17h

Logo
Sext
19/08
Nublado
Máx 11 °C
Min 6 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/08
Predomínio de Sol
Máx 15 °C
Min 3 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/08
Predomínio de Sol
Máx 18 °C
Min 7 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/08
Predomínio de Sol
Máx 18 °C
Min 6 °C
Índice UV
8.0

Saúde - Segunda-feira, 04 de Abril de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

02 DE ABRIL


DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

No dia 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorada no mundo todo desde 2008. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da sociedade para a questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Transtorno do Espectro Autista afeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, sendo aproximadamente 2 milhões de casos no Brasil. De cada 160 crianças no mundo, 1 (uma) tem autismo. A incidência entre os homens é cinco vezes maior do que entre as mulheres.

Os avanços e conquistas são visíveis, principalmente em se tratando de legislação e políticas públicas voltadas à proteção dos interesses dos autistas. Todavia, ainda há muito a ser feito. A defesa dos direitos das pessoas com TEA é uma luta que compete não só a elas próprias, mas também aos seus familiares, ao Estado e a toda a sociedade.

Nesse sentido, o Ministério Público tem papel fundamental, pois pode atuar tanto para pleitear direitos como para fiscalizar o cumprimento das garantias previstas na legislação, tais como os direitos à autonomia, à livre manifestação de vontade, à educação inclusiva – preferencialmente em escola regular –, ao atendimento médico e psicoterapêutico pelo SUS, à cultura, ao lazer, à assistência social, entre outros. 

Em âmbito nacional, esse ano, a comunidade do autismo se mobiliza na campanha “Respeito para todo o Espectro”, lançada pela Revista Autismo, que busca dar ênfase às várias manifestações do autismo dentro espectro. No âmbito dessa campanha nacional, inclusive, será realizado o 1º Congresso Online pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com 20 palestras, cada uma com duração de 10 a 20 minutos, todas gravadas e gratuitas, liberadas para visualização (a partir das 10 horas, do dia 02 de abril). 

 

  • AUTISMO NÃO SE CURA, SE COMPREENDE!

 

Vivendo o Presente 

Construindo o Futuro 

 

ADM 2021 / 2024 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Covid-19

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/08/2022

Portal atualizado em: 19/08/2022 16:56:33

Prefeitura Municipal de Lupércio - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.